Topo

Esse conteúdo é antigo

Valneva anuncia resultados positivos para projeto de vacina anticovid

18/10/2021 06h26

Paris, 18 Out 2021 (AFP) - O laboratório franco-austríaco Valneva informou nesta segunda-feira (18) resultados "iniciais positivos" nos testes de fase 3 para seu projeto de vacina contra a covid-19, um anúncio que provocou alta de suas ações na Bolsa.

A farmacêutica explicou que, se comparada com a vacina da AstraZeneca, os testes mostraram "superioridade" na média de "anticorpos neutralizantes" e uma "não inferioridade" em relação à "taxa de soroconversão" - superior a 95% -, duas semanas após a aplicação da segunda dose em adultos com mais de 30 anos.

O anúncio provocou alta da ação da Valneva na Bolsa de Paris, que pouco depois da abertura avançava 32,92%, a 16,01 euros (18,5 dólares), o que cortou as perdas provocadas há um mês com o cancelamento pelo governo britânico de uma encomenda de 100 milhões de doses.

O governo francês informou na ocasião que a União Europeia (UE) seguia interessada no projeto da vacina da Valneva e prosseguia com as negociações.

Um total de 4.102 pessoas com mais de 18 anos participaram nos testes de fase 3 em 26 lugares do Reino Unido.

Thomas Lingelbach, diretor geral do laboratório, afirmou que a empresa deseja registrar o projeto de vacina "o mais rápido possível" para "propor uma solução alternativa às pessoas que ainda não foram vacinadas".

A empresa explicou que deu início à apresentação gradativa do processo à agência reguladora britânica de saúde MHRA, que precisa da "validação final de um dos testes utilizados no ensaio", atualmente "em curso".

Além disso, o laboratório prepara os trâmites necessários para um "pedido de autorização condicional" da Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês).

mla/tjc/es/fp