Topo

Esse conteúdo é antigo

Coalizão diz ter matado 48 rebeldes huthis perto da cidade iemenita de Marib

19/10/2021 12h57

Riade, 19 Out 2021 (AFP) - A coalizão militar liderada pela Arábia Saudita no Iêmen anunciou, nesta terça-feira (19), ter matado 48 rebeldes houthis em novos ataques aéreos perto da cidade estratégica de Marib.

Os ataques "destruíram seis veículos militares e mataram 48 elementos terroristas" nas últimas 24 horas em Al Jawba, 50 km ao sul de Marib, e em Al Kasara, 30 km a noroeste de Marib, informou a coalizão em um comunicado divulgado pela agência oficial de notícias saudita SPA.

Há uma semana, a coalizão anuncia diariamente a morte de vários rebeldes em Al Abdiya, 100 km ao sul de Marib, o último reduto do governo no norte do Iêmen.

O novo balanço eleva o número de rebeldes mortos nos últimos dias para mais de mil, de acordo com a coalizão.

Não foi possível verificar esses números de forma independente, e os huthis não costumam informar as mortes em suas fileiras.

No Twitter, os huthis disseram no domingo (17) que tomaram várias frentes ao redor de Marib, incluindo Al Abdiya.

Al-Abdiya está situada cerca de 100 quilômetros ao sul de Marib, em uma região rica em petróleo e geograficamente estratégica, entre o norte e o sul do Iêmen.

Desde 2014, as forças do governo reconhecido internacionalmente travam uma guerra contra os huthis, que são apoiados pelo Irã e controlam boa parte do norte do país, incluindo a capital Sanaa.

Em sete anos de guerra, dezenas de milhares de pessoas, a maioria civis, morreram, e milhões tiveram de abandonar seus lares, segundo as organizações internacionais.

"Os combates continuam em várias frentes, mas não houve progresso, nem mudanças no terreno, nas últimas horas", disse à AFP um comando militar das forças do governo, que pediu para não ser identificado.

A comunidade internacional busca, em vão, uma solução pacífica para o conflito, que provocou a pior crise humanitária do mundo, segundo a ONU. Quase 80% da população iemenita depende de ajuda humanitária para sobreviver.

bur-aem/all/erl/mb/ap/tt