Topo

Esse conteúdo é antigo

Dois imigrantes clandestinos são encontrados mortos na fronteira austro-húngara

19/10/2021 16h03

Viena, 19 Out 2021 (AFP) - Dois imigrantes ilegais foram encontrados mortos nesta terça-feira (19) na Áustria em uma van interceptada na fronteira húngara, enquanto o motorista do veículo fugiu a pé, informou a polícia à AFP.

O veículo vinha da Hungria e foi parado pelo exército, que o considerou suspeito. Os agentes encontraram quase trinta pessoas amontoadas em um espaço muito pequeno. Duas delas estavam mortas.

Os 26 sobreviventes eram da Síria, segundo os primeiros elementos da investigação. Autoridades lhes deram água e mantinham as buscas pelo motorista.

"Este ato terrível mostra claramente uma coisa: os traficantes aceitam deliberadamente a morte de uma ou mais pessoas", declarou o ministro do Interior austríaco, o conservador Karl Nehammer.

A Áustria intensificou os controles de migrantes em julho. Um total de 250 traficantes foram detidos este ano, segundo a polícia.

O país sofreu uma tragédia similar há alguns anos: em 27 de agosto de 2015, 71 imigrantes ilegais de Síria, Iraque e Afeganistão, inclusive três crianças e um bebê, morreram asfixiados em um veículo onde traficantes de seres humanos os esconderam.

A tragédia chocou a população, favorecendo a abertura temporária das fronteiras às centenas de milhares de pessoas que tentavam chegar ao oeste da Europa no começo da onda migratória de 2015-2016.

bg/anb/mr/erl/mb/mvv