Topo

Esse conteúdo é antigo

Três crianças morrem em bombardeios na região etíope do Tigré, afirma a ONU

19/10/2021 14h52

Genebra, 19 Out 2021 (AFP) - Três crianças morreram e várias pessoas ficaram feridas nos ataques aéreos realizados na segunda-feira (18) pelo exército etíope em Mekele, a capital da região do Tigré, segundo o Escritório da ONU para a Coordenação dos Assuntos Humanitários (OCHA).

Foram os primeiros ataques aéreos registrados na cidade de Mekele desde o início da guerra na região do Tigré há quase um ano.

"Funcionários da saúde registraram três crianças mortas e uma pessoa ferida em um ataque aéreo nos arredores de Mekele, na segunda-feira, no Tigré", informou nesta terça (19) um porta-voz do OCHA em Genebra, Jens Laerke.

"Mais tarde nesse mesmo dia, um segundo ataque aéreo no centro de Mekele feriu nove pessoas e causou destruição em casas e em um hotel próximo", acrescentou.

Fontes humanitárias, diplomáticas e médicas informaram sobre os bombardeios, mas o governo etíope inicialmente negou, dizendo que se tratava de uma "mentira absoluta".

Posteriormente, um meio de comunicação estatal confirmou os ataques, destacando que foram direcionados a alvos dos rebeldes do Frente de Libertação do Povo do Tigré (TPLF).

Após meses de tensões com as autoridades regionais dissidentes do TPLF, o primeiro-ministro etíope Abiy Ahmed enviou o exército federal ao Tigré (norte) em 4 de novembro de 2020 para expulsá-los.

As forças federais tomaram o controle da maior parte da região, incluindo Mekele. Mas em junho o TPLF tomou o controle da maior parte do Tigré e depois continuou com sua ofensiva nas regiões vizinhas de Amhara e Afar.

A ONU pede "um acesso humanitário contínuo e sem restrições a todas as pessoas que precisam" de ajuda humanitária, afirmou Laerke.

No início de julho, a ONU alertou que 400.000 pessoas do Tigré "ultrapassaram o limite da fome" e desde então a situação se deteriorou.

apo/vog/blb/erl/mb/aa