Topo

Esse conteúdo é antigo

Argumentos orais pedem anulação de condenação de El Chapo Guzmán em Nova York

25/10/2021 18h21

Nova York, 25 Out 2021 (AFP) - A corte de apelações de Nova York ouviu nesta segunda-feira (25) as argumentações orais no âmbito da apelação do narcotraficante mexicano Joaquín "Chapo" Guzmán, cujos advogados tentam anular o julgamento que o condenou à prisão perpétua nos Estados Unidos.

A defesa pediu em setembro do ano passado um novo julgamento, argumentando que o realizado em 2019 foi ofuscado "por um excesso desenfreado e pela extrapolação de limites tanto do governo quanto do sistema judiciário".

Os principais argumentos da defesa se baseiam em que um dos jurados, sob a condição de anonimato, contou ao site de notícias Vice que ele e outros souberam do caso pela imprensa e nas redes sociais durante o processo, o que era proibido.

Os advogados também argumentam que o isolamento total de El Chapo desde a sua extradição aos Estados Unidos, em janeiro de 2017, os impediu de colaborar em sua defesa antes e durante o julgamento.

O juiz da corte de apelações do segundo circuito de Nova York, Michael H. Park, assegurou que, assumindo que tudo o que está nas informações da imprensa está certo, não lhe pareceria "suficiente para realizar um novo julgamento".

Os promotores também refutaram as alegações da defesa.

af/lm/mvv