Topo

Esse conteúdo é antigo

Biden se encontrará com o francês Macron na sexta-feira

26/10/2021 12h36

Washington, 26 Out 2021 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se encontrará com seu colega francês Emmanuel Macron na sexta-feira (29) em Roma, informou a Casa Branca nesta terça-feira (26).

A reunião bilateral acontecerá antes da cúpula do G20 na capital italiana, informou o assessor de segurança nacional, Jake Sullivan.

Biden se encontrará com o papa Francisco no Vaticano no mesmo dia.

A reunião entre Biden e Macron é considerada uma oportunidade para resolver a disputa que surgiu depois que a Austrália desistiu de um acordo de compra de submarinos convencionais franceses em favor de um novo plano para adquirir submarinos nucleares americanos.

O episódio não apenas deixou a França privada de um contrato lucrativo, mas levou Paris a questionar seus laços transatlânticos.

Macron retirou brevemente o embaixador francês em Washington, enquanto o ministro das Relações Exteriores, Jean-Yves Le Drian, comparou os métodos unilaterais de Biden aos do ex-presidente Donald Trump, mas "sem os tuítes".

Biden parte para Roma na quinta-feira, onde participará da reunião do G20 no fim de semana, seguida pela cúpula do clima da ONU em Glasgow na segunda e terça-feira.

sms/bgs/lm/dga/mr