Topo

Esse conteúdo é antigo

China e EUA fazem videoconferência por assuntos comerciais

26/10/2021 06h45

Pequim, 26 Out 2021 (AFP) - O vice-premiê chinês, Liu He, que supervisiona os assuntos econômicos, conversou com a secretária americana do Tesouro, Janet Yellen, nesta terça-feira (26) - informou um comunicado do Ministério do Comércio da China.

China e Estados Unidos vêm tentando retomar o diálogo sobre suas disputas comerciais desde que Joe Biden chegou à Casa Branca.

As relações entre as duas potências se deterioraram no governo anterior, do presidente Donald Trump (2017-2021), que lançou uma guerra comercial contra o gigante asiático.

O impasse levou à aplicação de tarifas aduaneiras adicionais recíprocas sobre muitos produtos. Apesar de uma trégua assinada entre os dois países em janeiro de 2020, elas ainda estão em vigor.

De acordo com o comunicado, na videoconferência de hoje com Janet Yellen, Liu teve "trocas pragmáticas, francas e construtivas".

Na conversa, a China reiterou "sua preocupação" em relação às sanções comerciais americanas e pediu o sua anulação.

"As duas partes concordaram em manter o diálogo", disse o comunicado.

Esta é a segunda reunião entre Liu He e o governo Biden neste mês, após um intercâmbio com a Representante de Comércio dos Estado Unidos (USTR), Katherine Tai.

"A evolução das nossas economias tem implicações importantes para a economia mundial", disse Yellen, de acordo com a nota oficial dos EUA, que descreve o intercâmbio com Liu He como "franco".

Pequim e Washington assinaram uma trégua no início de 2020, pouco antes de o mundo ser paralisado pela pandemia da covid-19.

Conforme os termos do acordo, a China aceitou comprar produtos americanos por dois anos por US$ 200 bilhões adicionais.

sbr/bar/ngu/zm/mar/tt