Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA pede ao Irã provas de 'boa fé' após acordo para retomar negociação nuclear

27/10/2021 17h24

Washington, 27 Out 2021 (AFP) - Os Estados Unidos instaram nesta quarta-feira (27) o Irã a demonstrar "boa fé" para negociar a rápida reativação de um acordo nuclear, depois que a república islâmica aceitou voltar à mesa de diálogo em Viena no próximo mês.

O vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Ali Bagheri, encarregado da negociação nuclear, disse após conversas com mediadores da União Europeia em Bruxelas que Teerã concordou em retomar as negociações em Viena - pausadas desde junho - no mês que vem.

"Concordamos em iniciar as negociações antes do final de novembro. A data será anunciada na próxima semana", disse Bagheri no Twitter.

"Esta janela não permanecerá aberta para sempre, enquanto o Irã continuar tomando medidas nucleares provocativas, portanto esperamos que venham a Viena negociar rapidamente e de boa fé", disse um porta-voz do Departamento de Estado americano.

As negociações devem se concentrar no "fechamento de um pequeno número de questões que estavam pendentes no final da sexta rodada de negociações em junho", acrescentou.

"Também deixamos claro que essa janela não permanecerá aberta para sempre, já que o Irã continua tomando medidas nucleares provocativas, então esperamos que eles venham a Viena para negociar rapidamente e de boa fé", disse o funcionário norte-americano.

O ex-presidente Donald Trump retirou os Estados Unidos do acordo nuclear com o Irã em 2018 e impôs sanções abrangentes, levando Teerã a intensificar seu desenvolvimento nuclear.

O atual presidente, Joe Biden, ofereceu repetidamente o retorno ao acordo nuclear de 2015, mas está demonstrando crescente frustração com o longo atraso, enquanto um novo governo linha-dura se instala em Teerã.

sct/yow/lda/mvv/ap