Topo

Esse conteúdo é antigo

China critica contatos militares entre Taiwan e EUA

28/10/2021 06h18

Pequim, 28 Out 2021 (AFP) - A China criticou, nesta quinta-feira (28), a presença de militares americanos em Taiwan, após a confirmação oficial feita pela presidente da ilha, Tsai Ing-wen, durante entrevista à rede CNN.

"Nós nos opomos firmemente a qualquer forma de intercâmbios oficiais e contatos militares entre Estados Unidos e Taiwan", disse à imprensa o porta-voz da diplomacia chinesa, Wang Wenbin.

A China considera Taiwan como uma de suas províncias, embora não controle esta ilha de 23 milhões de habitantes, e prometeu reunificá-la - à força, se necessário.

Tsai disse hoje à CNN que há um pequeno número de soldados americanos em Taiwan em missões de treinamento. Ela declarou ter "fé" em que os militares americanos defenderão a ilha, no caso de um ataque chinês.

Suas declarações foram as primeiras em que um governante de Taiwan fez tal reconhecimento público desde a saída da última guarnição americana em 1979. Neste ano, Washington transferiu seu reconhecimento diplomático de Taipei para Pequim.

"O princípio de uma única China é a base das relações sino-americanas", acrescentou Wang.

"Os Estados Unidos não devem subestimar a forte determinação do povo chinês em defender sua soberania e integridade territorial", disse o porta-voz.

Pequim cortou relações formais e intensificou a pressão diplomática, econômica e militar sobre Taiwan, porque Tsai não considera a ilha como parte de "uma China".

Os Estados Unidos rejeitam qualquer mudança forçada do "status quo" de Taiwan e ajudam a manter sua capacidade defensiva.

prw-sbr/bar/pz/mar/zm/mas/zm/tt