Topo

Esse conteúdo é antigo

Primeiro-ministro da Macedônia do Norte anuncia renúncia

31/10/2021 20h30

Skopje, República da Macedônia do Norte, 31 Out 2021 (AFP) - O primeiro-ministro da Macedônia do Norte, Zoran Zaev, anunciou sua renúncia na noite deste domingo (31), após os resultados ruins de seu partido, o SDSM (esquerda), nas eleições municipais neste pequeno país dos Balcãs.

"Assumo a responsabilidade por esses resultados nas eleições. Eu renuncio meu cargo de primeiro-ministro", disse Zaev à imprensa.

O SDSM perdeu nas municipais de 2021 a Câmara Municipal da capital Skopje e na maioria das grandes cidades, depois de ter se imposto em 2017 em mais da metade dos 80 municípios do país.

"Trouxe liberdade e democracia, e a democracia implica assumir suas responsabilidades", afirmou Zaev para justificar sua decisão.

Com sua eleição como primeiro-ministro em 2017, este líder de esquerda encerrou dez anos de um governo da direita liderado por Nikola Gruevski.

A grande conquista de Zaev foi chegar a um acordo com a Grécia em 2018 para resolver o conflito histórico sobre o nome da Macedônia, que foi resolvido com a renomeação do país para "Macedônia do Norte".

Este pacto abriu as portas de uma possível entrada na União Europeia para o pequeno Estado, embora este assunto avance lentamente.

O governo de Zaev se viu manchado por casos de corrupção, o que provavelmente contribuiu para os fracos resultados de seu partido nas eleições deste ano.

dd-mat/eb/lm/ic