Topo

Esse conteúdo é antigo

Reino Unido pede à China 'evidência verificável' sobre paradeiro de tenista

20/11/2021 20h55

Londres, 20 Nov 2021 (AFP) - O Reino Unido urgiu a China neste sábado (20) a dar "evidência verificável" sobre "a segurança e a localização" da estrela do tênis Peng Shuai, cujo paradeiro é desconhecido desde que denunciou ter sofrido abuso sexual de parte de um dirigente do Partido Comunista.

"Estamos extremamente preocupados com o aparente desaparecimento de Peng Shuai, e acompanhamos o caso muito de perto", disse o Foreign Office (ministério das Relações Exteriores) em um comunicado, acrescentando que Pequim "deve aportar urgentemente evidência verificável de sua segurança e localização".

"Todo mundo deveria poder falar sem medo de represálias. Todas as denúncias de agressão sexual, em qualquer lugar do mundo, devem ser investigadas", acrescentou o comunicado.

O pedido de Londres ocorre após demandas similares de Washington e da ONU, e depois que a imprensa estratal chinesa publicou neste sábado vídeos que mostram Peng sorridente e em boas condições.

A AFP não pôde verificar a autenticidade dos vídeos.

Esta semana aumentou a pressão internacional em busca de informação sobre o paradeiro da tenista de 35 anos, duas vezes ganhadora de Grand Slam em duplas, e que este mês acusou um ex-vice-primeiro-ministro chinês de obrigá-la a fazer sexo com ele.

jj/mtp/mas/yow/mvv