Topo

Esse conteúdo é antigo

Pentágono cria um escritório para análise de ovnis

24/11/2021 13h43

Washington, 24 Nov 2021 (AFP) - O Pentágono anunciou a criação de um escritório para coletar e analisar todas as informações sobre objetos voadores não identificados (ovnis) observados pelos diferentes braços das forças armadas dos EUA.

O "Grupo de Identificação e Sincronização de Gerenciamento de Objetos Aéreos" ou AOIMSG, por sua sigla em inglês, substitui a "Força-Tarefa de Fenômenos Aéreos Não Identificados" criada em agosto de 2020 e então confiada à Marinha dos Estados Unidos, anunciou o Departamento de Defesa na noite de terça-feira(23).

O novo escritório ficará sob a responsabilidade do subsecretário de Defesa encarregado de Inteligência e Segurança, sinal de que para as forças americanas os "fenômenos aéreos não identificados" não vêm de homenzinhos verdes, mas de adversários muito reais dos Estados Unidos.

Washington está particularmente preocupado com a capacidade de espionagem da China usando drones ou outros meios aéreos.

O futuro diretor do AOIMSG, ainda não nomeado, vai sincronizar as atividades nesta área e os serviços de inteligência dos Estados Unidos.

O Pentágono lançou três vídeos no ano passado feitos por pilotos da Marinha, um em novembro de 2004 e os outros dois em janeiro de 2015, mostrando encontros com "fenômenos aéreos não identificados".

Em um deles, é possível ver um objeto alongado que se move rapidamente e que, poucos segundos após ser detectado pelos sensores da aeronave da Marinha, desaparece após uma aceleração repentina.

No outro vídeo, um objeto é visível acima das nuvens e o piloto se pergunta se é um drone.

sl/vgr/yow/llu/jc