Topo

Esse conteúdo é antigo

Com covid, presidente da República Tcheca nomeia premiê dentro de 'jaula' de plástico

28.nov.2021 - O presidente checo Milos Zeman, atingido por covid, está sentado em uma "jaula" de plástico enquanto nomeia Petr Fiala como primeiro-ministro tcheco  - Roman Vodrous/Pool/AFP
28.nov.2021 - O presidente checo Milos Zeman, atingido por covid, está sentado em uma 'jaula' de plástico enquanto nomeia Petr Fiala como primeiro-ministro tcheco Imagem: Roman Vodrous/Pool/AFP

Da AFP

28/11/2021 11h04Atualizada em 29/11/2021 07h41

Petr Fiala foi nomeado neste domingo (28) primeiro-ministro da República Tcheca pelo presidente Milos Zeman, em uma cerimônia incomum na qual o presidente, em cadeiras de rodas e com covid-19, estava protegido por uma barreira de plástico.

"Estou convencido de que em breve teremos um governo forte e estável", disse Petr Fiala, líder do Partido Democrático Cívico (ODS).

A cerimônia aconteceu na residência de Zeman no castelo de Lany (ao oeste de Praga) e foi transmitida ao vivo na televisão.

Milos Zeman disse que tem a intenção de se reunir com os futuros ministros antes de 13 de dezembro, "para preparar a nomeação do Governo a partir dessa data".

O novo primeiro-ministro uniu seu partido ODS a dois partidos menores para formar a aliança Juntos, que ficou em primeiro lugar nas eleições gerais do mês passado.

'Juntos' derrotou por uma margem pequena o movimento ANO do bilionário primeiro-ministro Andrej Babis e depois uniu forças com outros dois partidos de centro: o antissistema Partido Pirata e 'Prefeitos e Independentes'.

Os cinco partidos controlam 108 das 200 cadeiras do Parlamento e decidiram a composição do futuro governo, além de uma declaração de política geral.

Fiala, um ex-cientista político, enfrentará a tarefa de lidar com uma das maiores taxas de infecção por covid do mundo, incluindo um caso da nova variante omicron.