PUBLICIDADE
Topo

Conteúdo publicado há
1 mês

Vários casos da ômicron confirmados após festa em Oslo

03/12/2021 14h11

Oslo, 3 dez 2021 (AFP) - Ao menos 13 pessoas deram positivo para a variante ômicron da covid-19 após uma festa de Natal com cerca de 120 convidados celebrada em Oslo na semana passada, informaram as autoridades nesta sexta-feira (3).

Os aproximadamente 120 convidados que compareceram à festa estavam todos vacinados, incluindo o que havia viajado recentemente para o sul da África.

Em um comunicado anterior, o governo confirmou um caso e falou de 17 possíveis outros contágios. Mais da metade dos convidados da festa deu positivo para covid-19.

Em todo o mundo crescem os temores de que a ômicron - variante informada pela primeira vez pela África do Sul à Organização Mundial da Saúde (OMS) em 24 de novembro - possa ser mais transmissível e mais resistente às vacinas do que outras cepas.

A festa era um jantar de Natal organizado pela empresa em que trabalham.

"Todos estavam vacinados, ninguém apresentava sintomas e todos fizeram autoexame antes do encontro", afirmou à AFP Tine Ravlo, funcionária do departamento de saúde do município.

"Tudo estava em ordem e nenhuma regra foi violada", disse.

Todos que deram positivo tiveram até agora apenas sintomas leves, como dores de cabeça, de gargante e tosse, disse Ravlo.

"Ainda é muito cedo para dizer se este evento é uma prova de que a variante ômicron é mais transmissível do que a delta", disse à AFP Preben Aavitsland, um alto funcionário do Instituto Norueguês de Saúde Pública.

phy/po/ach/an/zm/fp/aa