Topo

Esse conteúdo é antigo

'Não há razão para duvidar que vacinas atuais protegem' contra ômicron (OMS)

07/12/2021 20h23

Genebra, 7 dez 2021 (AFP) - Não há provas de que a ômicron provoque uma doença mais grave do que as variantes anteriores da covid-19 e "não há razão para duvidar" da eficácia das vacinas contra a nova variante, declarou à AFP um alto funcionário da OMS, nesta terça-feira (7).

"Temos vacinas muito eficientes que provaram seu poder contra as variantes até agora, em termos de gravidade da doença e de hospitalização, e não há nenhuma razão para pensar que não será assim" com a ômicron, explicou o diretor de emergências da OMS, Michael Ryan.

"O padrão geral que observamos até agora não mostra aumento da gravidade. De fato, em alguns lugares do sul da África estão sendo registrados sintomas mais brandos", disse o médico, ecoando o que o cientista americano Anthony Fauci havia dito antes à AFP.

"É preciso ter muito cuidado com a análise" desses dados, frisou Ryan, lembrando, porém, que as pesquisas ainda estão em um estágio inicial, já que a variante foi detectada na África do Sul apenas no dia 24 de novembro.

Desde aquela data, foram registrados casos da nova variante em cerca de 40 países.

nl/vog/bds/sag/am