Topo

Esse conteúdo é antigo

Terremoto no Afeganistão deixa ao menos 12 mortos

17/01/2022 13h31

Herat, Afeganistão, 17 Jan 2022 (AFP) - Ao menos 12 pessoas morreram e várias ficaram feridas em um terremoto de magnitude 5,3 que nesta segunda-feira (17) abalou o oeste do Afeganistão, informou um funcionário local.

As pessoas morreram com a queda do telhado de suas casas em Qadis, cidade da província ocidental de Badghis, disse à AFP o governador local, Mohammad Saleh Purdel.

A magnitude do terremoto foi de 5,3, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que inicialmente reportou uma magnitude de 5,6.

"Além disso, várias pessoas ficaram feridas no terremoto de hoje", afirmou Purdel, acrescentando que entre as vítimas havia mulheres e crianças.

O país está passando por uma grave crise humanitária, que se agravou depois que o Talibã chegou ao poder em agosto do ano passado, quando os países ocidentais decidiram congelar auxílios.

Qadis é uma das áreas mais afetadas pela seca e se beneficiou muito pouco da ajuda internacional nos últimos 20 anos.

O Afeganistão geralmente é atingido por terremotos, principalmente no maciço montanhoso do Hindú Kush, perto do limite entre as placas tectônicas índica e euroasiática.

Os terremotos podem causar danos significativos, já que os edifícios residenciais afegãos geralmente estão em más condições.

Em 2015, cerca de 280 pessoas foram mortas por um poderoso terremoto de magnitude 7,5, a maioria no vizinho Paquistão.

Naquela ocasião, doze jovens afegãs morreram em uma debandada quando tentavam deixar sua escola, que estava prestes a desmoronar.

bur-jd/ecl/je/mis-jvb/mb/aa/jc