Topo

Esse conteúdo é antigo

Opositores da Venezuela pedem mais tempo para reunir assinaturas contra Maduro

24/01/2022 17h14

Caracas, 24 Jan 2022 (AFP) - Os promotores do referendo revogatório contra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, solicitaram nesta segunda-feira (24) a extensão do prazo para coletar as 4,2 milhões de assinaturas necessárias para ativar o mecanismo, depois que a autoridade eleitoral impôs condições que o inviabilizavam.

"Introduzimos hoje, de maneira formal, um documento que nos permite impugnar ou solicitar a revisão de todo o cronograma eleitoral, somos contra o cronograma eleitoral estabelecido", disse a jornalistas Nicmer Evans, integrante do Movimento Venezuelano pelo Revogatório (Mover), Nicmer Evans, ao deixar o Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

O CNE anunciou na sexta-feira passada a coleta de assinaturas para ativar o referendo revogatório - 20% do eleitorado de cada estado - será realizada na próxima quarta-feira em um prazo de 12 horas em 1.200 seções. Analistas, opositores e inclusive membros da própria instituição destacaram que é inviável realizar o processo nestas condições.

"Nem mesmo a reitora Tania D'Amelio [próxima do chavismo] pôde nos explicar qual é o procedimento de recepção das pessoas, não sabem se são quatro digitais, não sabem se é uma assinatura, se têm que tomar tempo para registrar os dados da cédula de identidade", informou Evans após se reunir com o diretório.

"Eles mesmos não sabem hoje, a esta hora, como receber as pessoas para poder fazer o registro do pedido de ativação, se eles não sabem é evidente que é contraproducente", prosseguiu.

O Mover, que ainda não tem o apoio expresso dos demais grandes partidos da oposição, espera uma resposta à sua solicitação "o mais rapidamente possível" e antes da quarta-feira. O CNE, no entanto, anunciou nas redes sociais que até o momento mantém o cronograna proposto.

O governista Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) informou que pedirá a lista final das pessoas que pedem para revogar o mandato de Maduro.

"Se uma pessoa tem o direito de pedir que uma pessoa seja revogada, quem é sujeito dessa solicitação tem o direito de saber quem são", disse o poderoso líder chavista Diosdado Cabello, vice-presidente do PSUV, em coletiva de imprensa.

A Constituição prevê que qualquer funcionário eleito pelo voto popular pode ser removido do cargo através de uma revogação, uma vez cumprida metade de seu mandato.

A oposição venezuelana tentou ativar em 2016 um referendo revogatório contra Maduro, mas o processo foi bloqueado pelo CNE e o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) depois de uma suposta "fraude" na coleta das assinaturas.

O único revogatório que prosperou foi enfrentado pelo falecido Hugo Chávez em 2004, o qual superou com uma vitória esmagadora. Naquyele ano, o chavismo divulgou uma lista que, segundo denúncias, foi usada pelo governo para expurgar empresas públicas.

A oposição venezuelana tentou em 2016 ativar um referendo revogatório contra Maduro, mas o processo foi bloqueado pelo CNE e pelo Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) depois de uma suposta fraude na coleta das assinaturas.

ba/jt/gm/mvv