Topo

Esse conteúdo é antigo

Primeira entrega de ajuda médica do CICR desde setembro ao Tigré

26/01/2022 12h23

Genebra, 26 Jan 2022 (AFP) - O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR) entregou nesta quarta-feira (26) material médico na cidade etíope de Mekele, capital da região em guerra do Tigré, pela primeira vez desde setembro.

"Graças à ajuda e às facilidades oferecidas pelas autoridades, Mekele recebeu itens vitais para a população, especialmente medicamentos essenciais", escreveu o CICR em um comunicado.

Esse material foi distribuído aos estabelecimentos de saúde da região.

Para Apollo Barasa, que coordena as atividades de saúde do CICR na Etiópia, "a perspectiva de que essa primeira carga chegue aos hospitais é um alívio imenso".

"Essa ajuda pode salvar milhares de vidas e não deixarei de insistir no quão importante é que esses itens continuem chegando", disse o responsável humanitário.

O CICR planeja organizar outros voos para levar material médico nos próximos dias e semanas. Além disso, espera enviar um comboio humanitário por estrada enquanto as condições de segurança permitirem.

Paralelamente, o CICR continuará fornecendo uma assistência aos centros de saúde nas regiões de Amhara e Afar, onde a situação médica está gravemente afetada pelo conflito.

apo/nl/sba/me/mb/aa