Topo

Esse conteúdo é antigo

Rússia lança ordem de detenção contra irmão do opositor Navalny

26/01/2022 07h13

Moscou, 26 Jan 2022 (AFP) - A Rússia lançou, nesta quarta-feira (26), um mandado de prisão contra Oleg Navalny, irmão do opositor preso Alexei Navalny, acusado de não ter cumprido as condições prisionais de uma condenação que pesa sobre ele e que pode implicar sua prisão.

Este mandado de prisão foi tornado público um dia depois de seu irmão ter sido incluído na lista de "terroristas e extremistas", no âmbito da repressão das vozes dissidentes que se aplica no país há dois anos.

Neste momento, Oleg Navalni, de 38 anos, aparece na lista de pessoas procuradas pelo Ministério russo do Interior, por crimes, comprovou a AFP.

Oleg Navalny foi condenado em agosto passado a um ano de prisão com a possibilidade de cumprir a pena em liberdade. Ele foi considerado culpado de desrespeitar as normas sanitárias em vigor pela pandemia do coronavírus e de ter pedido à população que participasse das manifestações a favor da libertação de seu irmão.

Seu advogado, Nikos Paraskevov, disse à agência de notícias Interfax que este mandado de prisão foi emitido porque a polícia não encontrou Oleg Navalny em casa e ainda não se sabe se deixou o país, como muitos opositores fazem.

Na segunda-feira, um tribunal de Moscou recebeu um pedido da administração penitenciária para converter a sentença em liberdade em uma sentença com admissão à prisão. A demanda será analisada em 18 de fevereiro.

Oleg e Alexei Navalny foram condenados em 2014 por uma questão de fraude, acusação que eles e seus colaboradores consideram puramente política.

Oleg passou três anos e meio preso e foi solto em 2018. Seu irmão recebeu uma condenação com a possibilidade de cumprir sua pena em liberdade. Quando voltou à Rússia em janeiro de 2021, Alexei Navalny foi preso por esse assunto.

acl-pop/mp/lch/bl/zm/tt