Topo

Esse conteúdo é antigo

Tempestade Ana deixa ao menos 70 mortos no sul da África

27/01/2022 10h21

Antananarivo, 27 Jan 2022 (AFP) - O saldo da tempestade tropical Ana, que afetou vários países do sul da África, aumentou para 70 mortos, segundo os últimos balanços informados nesta quinta-feira (27) pelas autoridades de Moçambique, Malawi e Madagascar.

Os governos e os serviços de resgate dos três países continuam avaliando a magnitude dos danos causados pelas fortes chuvas que começaram na semana passada na costa do oceano Índico.

Cerca de 41 pessoas morreram em Madagascar, 18 em Moçambique e 11 no Malawi. A tempestade também afetou Zimbábue, mas não há registros de mortes até o momento.

Dezenas de milhares de casas foram danificadas, algumas se afundaram devido ao peso da água e algumas pessoas ficaram presas. Algumas pontes desabaram e alguns veículos e seus passageiros foram arrastados pelo rio.

Em Madagascar, ao menos 110.000 pessoas tiveram que abandonar suas casas. Na capital Antananarivo, ginásios e escolas foram transformados em abrigos de emergência.

A região do sul da África foi afetada nos últimos anos por violentas tempestades que provocaram graves danos materiais e forçaram um grande número de pessoas a deixarem suas casas.

trs-cld/blb/mab/bl/aa