Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA concedem status de proteção temporária a ucranianos em seu território

03/03/2022 21h42

Washington, 4 Mar 2022 (AFP) - Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira que começarão a conceder aos ucranianos em seu território uma permissão para permanecerem no país pelos próximos 18 meses.

O "status de proteção temporária" (TPS), concedido pelo Departamento de Segurança Interna, impede que os ucranianos sejam deportados e lhes permite trabalhar nos Estados Unidos.

"O ataque premeditado e não provocado da Rússia à Ucrânia deu origem a uma guerra contínua, a uma violência sem sentido e aos ucranianos sendo forçados a buscar refúgio em outros países", afirmou Alejandro Mayorkas, secretário de Segurança Interna. "Nestes tempos extraordinários, continuaremos a oferecer nosso apoio e proteção aos cidadãos ucranianos nos Estados Unidos".

O departamento indicou que o status abrange os ucranianos que estão no país desde 1º de março de 2022. "Os indivíduos que tentarem viajar para os Estados Unidos depois dessa data não serão elegíveis ao TPS", ressaltou o departamento, que não forneceu cifras sobre o número de ucranianos que se beneficiariam da decisão.

cl/dw/rsr/dl/mvv/lb