Topo

Esse conteúdo é antigo

Antiga basílica turca de Santa Sofia receberá orações do Ramadã após 88 anos

31/03/2022 11h31

Istambul, 31 Mar 2022 (AFP) - A antiga basílica de Santa Sofia em Istambul, transformada em mesquita em 2020, sediará pela primeira vez em 88 anos as orações tarawih, orações noturnas que são tradicionalmente celebradas durante o Ramadã, informou a direção turca de assuntos religiosos na quinta-feira (31).

"Graças a Deus, pela primeira vez em 88 anos, a mesquita (...) vai receber os fiéis para as orações de Tarawih neste Ramadã. Vou testemunhar, se Deus quiser, este belo momento liderando a primeira oração de Tarawih", disse Ali Erbas, chefe do Diyanet, o órgão estatal encarregado de supervisionar o culto.

As orações acontecerão na Santa Sofia às sextas, sábados e domingos durante o mês do Ramadã, disse Diyanet.

A decisão das autoridades turcas em 10 de julho de 2020 de transformar Santa Sofia, até então um museu, em uma mesquita, desencadeou uma onda de indignação internacional.

Santa Sofia, construída no século VI, é um lugar importante para cristãos e muçulmanos, pois começou como uma basílica bizantina antes de ser convertida em mesquita após a tomada otomana de Constantinopla em 1453.

Em 1934, o fundador da República Turca, Mustafa Kemal, transformou o monumento em museu como símbolo de uma Turquia secular.

rba/bg/mlx/pc/mb/gf