Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Depósito de nitrato de amônio é atingido por bombardeio russo na Ucrânia

14.mai.2022 - Área residencial destruída na cidade de Kharkiv, na Ucrânia - REUTERS/Ricardo Moraes
14.mai.2022 - Área residencial destruída na cidade de Kharkiv, na Ucrânia Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes

16/05/2022 12h18Atualizada em 16/05/2022 12h35

Um depósito que armazenava nitrato de amônio foi atingido por um bombardeio russo na região de Kharkiv, no noroeste da Ucrâna, anunciaram as autoridades regionais nesta segunda-feira (16).

"A explosão na região de Kharkiv não representa uma ameaça para a população local", garantiu o governador da região vizinha de Donetsk em seu perfil no Telegram, anexado junto a uma foto mostrando a impressionante nuvem laranja que se formou em cima do campo.

"Um obus russo alcançou um depósito na região de Kharkiv onde, segundo informações preliminares, era armazenado nitrato de amônio" informou o goverrnador, e indicou que "a coluna de fumaça pode assustar, mas não há razão para pânico".

O nitrato de amônio, que causou as explosões no porto e em parte da cidade de Beirute, no Líbano, em agosto de 2020, é usado principalmente como fertilizante, mas pode ser usado também para a fabricação de explosivos.

A Ucrânia anunciou nesta segunda-feira que suas tropas recuperaram o controle de uma parte da fronteira com a Rússia na região de Kharkiv, segunda maior cidade do país, que tem estado sob constante fogo cruzado desde o início da ofensiva russa.