Topo

Esse conteúdo é antigo

Onze imigrantes morrem em naufrágio perto da costa da Argélia

16/05/2022 15h33

Argel, 16 Mai 2022 (AFP) - Onze imigrantes que esperavam chegar clandestinamente até a Europa morreram afogados após o naufrágio de uma embarcação na costa da Argélia perto de Tipaza (oeste), informaram uma organização humanitária espanhola e um veículo de imprensa nesta segunda-feira (16).

"Onze harragas (apelido árabe dado aos imigrantes clandestinos) que embarcaram vindos de Fouka (perto de Tipaza), morreram, e cinco jovens, entre eles duas crianças, resgatadas", informou a rede de televisão El-Hayet TV em sua página Facebook.

Segundo a ONG espanhola Centro Internacional para a Identificação de Imigrantes Desaparecidos (Cipimd), "uma embarcação que transportava 16 pessoas, entre elas mulheres e crianças, naufragou na noite de domingo", nas águas de Tipaza.

"Dirigiam-se até o arquipélago das Baleares", detalhou o Cipimd.

Muitos internautas na Argélia publicaram nas redes sociais fotos das vítimas, todas originárias, segundo eles, da cidade de Fouka, no município de Tipaza, 70 km a oeste de Argel.

As vítimas ficaram 14 horas na água até serem resgatadas por um navio egípcio que os entregou às autoridades argelinas, segundo um internauta.

Em 2021, 4.404 imigrantes morreram ou desapareceram durante sua travessia pelo mar para chegar na Espanha, é o pior balanço desde 205, segundo a ONG espanhola Walking Borders.

ad-abh/ezz/rm/eg/gf/mvv

Meta