Topo

Esse conteúdo é antigo

Tribunal chileno condena cineasta Nicolás López a 5 anos de prisão por abuso sexual

16/05/2022 19h21

Santiago, 16 Mai 2022 (AFP) - Um tribunal do Chile condenou o cineasta Nicolás López, que dirigiu alguns dos filmes de comédia mais populares do país, a cinco anos de prisão por duas acusações de abuso sexual, informou o Poder Judiciário nesta segunda-feira (16).

López teve entre seus elencos as jovens atrizes mais conhecidas do Chile e se tornou popular por filmes humorísticos como "Sin filtro" (2016) e "Não Estou Louca" (2018). "Sin Filtro" ganhou versões no México, Argentina e Espanha.

O diretor foi condenado a "cinco anos e um dia de prisão efetiva", por duas acusações de abuso sexual cometidos em 2015 e 2016, disse o tribunal.

Durante o midiático julgamento, que começou há três anos, o cineasta de 39 anos foi absolvido das acusações de estupro e atentado ao pudor.

A defesa de López anunciou que apelará da decisão anunciada nesta segunda-feira pelo tribunal da cidade de Viña del Mar (centro).

"Lamentamos profundamente resolução do tribunal de determinar a prisão efetiva do senhor Nicolás López. O Sr. López não é um perigo para a sociedade, tem uma conduta anterior impecável e colaborou em todos os momentos com a investigação", apontou a advogada Paula Vial.

"Vamos recorrer desta decisão e da condenação por abuso sexual, pois acreditamos que o padrão de prova exigido nos dois casos pelos quais ele foi condenado não foi alcançado (...) O Sr. López não é um estuprador ou abusador de mulheres", afirmou Vial em um comunicado à imprensa.

O caso contra López começou após denúncias de várias atrizes e modelos, que o acusaram de convocá-las para testes e reuniões de trabalho em sua casa para cometer os abusos.

O processo causou grande escândalo no Chile e veio à tona no momento em que o movimento global #MeToo descobriu vários casos de abuso sexual cometidos por pessoas poderosas, especialmente na indústria do entretenimento.

pa/pb/gm/ap/mvv