Ataque a quartel na fronteira Equador-Colômbia deixa dois feridos
Quito, 17 Mai 2022 (AFP) - Dois soldados ficaram feridos em um ataque armado contra uma instalação militar do Equador perto da fronteira com a Colômbia - informaram autoridades locais nesta terça-feira (17).
"Criminosos armados tentaram atacar as instalações do Batalhão de Selva nº 55 Putumayo", disse o Exército em um comunicado.
"Durante os acontecimentos, os indivíduos agrediram e feriram dois soldados, e dois rifles HK foram roubados", acrescentou.
Os agressores fugiram selva adentro, nesta remota região do nordeste do país.
As autoridades militares equatorianas alertaram seus homólogos colombianos na fronteira sobre o incidente, e o Ministério Público anunciou a abertura de uma investigação.
A fronteira entre Equador e Colômbia é domínio de grupos armados ilegais, incluindo dissidentes da agora dissolvido guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
Em 2018, ataques atribuídos a esses rebeldes deixaram pelo menos sete mortos, entre soldados e jornalistas, dezenas de feridos, e dois civis foram sequestrados.
Depois de permanecer, por muitos anos, relativamente protegido da violência de seus vizinhos Colômbia e Peru - os dois maiores produtores de cocaína do mundo -, o Equador agora experimenta um aumento da criminalidade.
Em 2021, foram 14 assassinatos a cada 100.000 pessoas, quase o dobro de 2020.
rsr/pld/yow/tt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso