PUBLICIDADE
Topo

Conteúdo publicado há
1 mês

Ataque a quartel na fronteira Equador-Colômbia deixa dois feridos

17/05/2022 13h55

Quito, 17 Mai 2022 (AFP) - Dois soldados ficaram feridos em um ataque armado contra uma instalação militar do Equador perto da fronteira com a Colômbia - informaram autoridades locais nesta terça-feira (17).

"Criminosos armados tentaram atacar as instalações do Batalhão de Selva nº 55 Putumayo", disse o Exército em um comunicado.

"Durante os acontecimentos, os indivíduos agrediram e feriram dois soldados, e dois rifles HK foram roubados", acrescentou.

Os agressores fugiram selva adentro, nesta remota região do nordeste do país.

As autoridades militares equatorianas alertaram seus homólogos colombianos na fronteira sobre o incidente, e o Ministério Público anunciou a abertura de uma investigação.

A fronteira entre Equador e Colômbia é domínio de grupos armados ilegais, incluindo dissidentes da agora dissolvido guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Em 2018, ataques atribuídos a esses rebeldes deixaram pelo menos sete mortos, entre soldados e jornalistas, dezenas de feridos, e dois civis foram sequestrados.

Depois de permanecer, por muitos anos, relativamente protegido da violência de seus vizinhos Colômbia e Peru - os dois maiores produtores de cocaína do mundo -, o Equador agora experimenta um aumento da criminalidade.

Em 2021, foram 14 assassinatos a cada 100.000 pessoas, quase o dobro de 2020.

rsr/pld/yow/tt