Topo

Esse conteúdo é antigo

'Possibilidade real' de teste nuclear norte-coreano durante visita de Biden à Ásia

18/05/2022 17h07

Washington, 18 Mai 2022 (AFP) - Os Estados Unidos acreditam que há uma "possibilidade real" de que a Coreia do Norte dispare um novo míssil ou teste nuclear durante a viagem do presidente Joe Biden à Ásia, afirmou um de seus assessores nesta quarta-feira (18).

Às vésperas da partida de Biden para uma viagem diplomática pela região, "estamos preparados para todas as eventualidades, incluindo uma provocação enquanto estivermos na Coreia do Sul ou no Japão", disse Jake Sullivan, conselheiro de segurança nacional da Casa Branca.

Segundo Sullivan, a Coreia do Norte, que desafiou a ONU ao prosseguir no passado com vários testes de mísseis, poderia usar a viagem de Biden para fazer "provocações".

Podem ser "novos testes de mísseis, testes de míssil de longo alcance ou um ensaio nuclear, ou francamente ambos, nos dias anteriores, durante ou depois da viagem do presidente à região", acrescentou.

O governo de Biden "está pronto para fazer ajustes a curto ou longo prazo a nossas disposições militares para garantirmos poder exercer a dissuasão destinada a proteger nossos aliados na região e nossa capacidade de resposta".

Sullivan especificou que havia coordenado uma potencial resposta junto à Coreia do Sul e o Japão e que também havia falado sobre o tema na quarta-feira passada com a China.

aue/seb/ltl/gm/ic