Topo

Esse conteúdo é antigo

Ex-chanceler alemão Schroeder deixa conselho de administração da Rosneft

20/05/2022 10h12

Moscou, 20 Mai 2022 (AFP) - O ex-chanceler alemão Gerhard Schroeder, próximo a Vladimir Putin e que enfrenta duras críticas desde o início da ofensiva russa contra a Ucrânia, vai abandonar finalmente o conselho de administração da Rosneft, anunciou o grupo petrolífero russo.

A Rosneft declarou que Schroeder e o presidente do Nord Stream 2, Matthias Warnig, informaram à empresa que não podem prorrogar suas funções na direção.

A empresa elogiou a "visão estratégica" e a "contribuição significativa para o negócio internacional da empresa" de Schroeder.

"Seu papel na implementação de projetos de infraestrutura em larga escala na Rússia e na Alemanha, destinados a aumentar a eficiência da economia e da indústria alemãs - sem esquecer o bem-estar dos cidadãos - é inestimável", acrescentou a Rosneft.

Berlim retirou na quinta-feira de Schroeder - chefe de Governo alemão de 1998 a 2005 - alguns privilégios que tinha direito como ex-chanceler por seus vínculos com a Rússia.

A decisão é parte de um longo esforço para conseguir que o ex-chanceler, de 78 anos, dê as costas ao presidente russo, especialmente depois que a Rússia enviou tropas à Ucrânia.

bur/fio/mab/an/fp