Topo

Esse conteúdo é antigo

Coreia do Norte lança segundo míssil balístico após um primeiro teste

24/05/2022 20h09

Seul, 24 Mai 2022 (AFP) - A Coreia do Norte lançou nesta quarta-feira (noite de terça, 24, no Brasil) dois mísseis balísticos na direção leste, informou a agência sul-coreana, Yonhap, citando o comando militar.

O lançamento, o último de uma série de testes com armamentos realizado por Pyongyang este ano, ocorre após a conclusão da viagem do presidente americano, Joe Biden, à Coreia do Sul e ao Japão.

Segundo o estado-maior conjunto sul-coreano, Pyongyang disparou os dois projéteis de tipo "não identificado" com menos de uma hora de intervalo na manhã de quarta-feira, indicou a Yonhap, sem dar maiores detalhes.

A primeira viagem de Biden à Ásia como presidente transcorreu sob a sombra da ameaça de um teste nuclear norte-coreano, que executou uma série recorde de testes nucleares este ano.

Durante sua estada em Seul, Biden e o recém-eleito presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, concordaram em "estabelecer conversações com vistas a ampliar o alcance e a escala dos exercícios e treinamentos militares conjuntos" diante da "ameaça que representa" a Coreia do Norte.

Entre os múltiplos ensaios realizados este ano, o regime comunista testou um míssil balístico intercontinental em pleno alcance.

Também, apesar do forte surto de covid registrado recentemente no país, imagens de satélite mostraram que a Coreia do Norte havia reativado a construção de um reator nuclear.

bfm/sw/mba/def/juf/dbh/gm/mvv