República Tcheca, Áustria e Eslovênia registram primeiros casos de varíola do macano
Praga, 24 Mai 2022 (AFP) - A República Tcheca, a Áustria e a Eslovênia registraram seus primeiros casos de varíola do macaco, segundo informações das autoridades sanitárias desses países.
Na República Tcheca, a doença foi detectada em um homem no Hospital Militar Universitário de Praga, informou o diretor da Sociedade Tcheca de Doenças Infecciosas, Pavel Dlouhy.
"Era apenas uma questão de tempo, estávamos esperando por isso há dias", disse ele à AFP.
O Instituto Nacional de Saúde Pública da República Tcheca explicou em comunicado que o homem apresentou sintomas da doença após retornar de um festival de música em Antuérpia (norte da Bélgica) no início de maio.
Na Áustria, um homem hospitalizado em Viena no domingo com sintomas de varíola do macaco, incluindo febre, teve o diagnóstico da doença confirmado, disseram autoridades de saúde da capital.
E na Eslovênia, um homem que desenvolveu sintomas após retornar das Ilhas Canárias, na Espanha, contraiu a varíola do macaco, de acordo com as autoridades de saúde locais.
Nos últimos dias, a presença desse vírus raro, endêmico em certas regiões da África, foi reportada em vários países europeus, incluindo Reino Unido, França e Espanha, bem como nos Estados Unidos.
Autoridades médicas, incluindo a Organização Mundial da Saúde (OMS), acreditam que o risco dessa doença se espalhar amplamente é reduzido.
frj/dt/via/sla/def/ial/mr
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso