Topo

Esse conteúdo é antigo

Soldado turco morre violentamente no Iraque, o sétimo em cinco dias

29/05/2022 08h55

Istambul, 29 Mai 2022 (AFP) - Um soldado turco foi morto e outro ferido no sábado em uma operação militar no norte do Iraque, onde a Turquia está lutando contra rebeldes curdos turcos, anunciou o Ministério da Defesa em Ancara neste domingo.

Com esta morte, o número de soldados turcos mortos violentamente na área desde terça-feira sobe para sete. Um dispositivo explosivo explodiu quando os dois soldados passaram, de acordo com o comunicado do ministério.

As autoridades turcas realizaram inúmeras operações na Turquia, Iraque e norte da Síria contra rebeldes curdos que são membros ou ligados ao PKK, o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

Considerado uma organização terrorista pela Turquia e seus aliados ocidentais, o PKK, que tem bases e campos de treinamento na região autônoma do Curdistão iraquiano, vem realizando uma insurreição contra o Estado turco desde 1984.

Esse conflito já causou mais de 40 mil mortes, incluindo inúmeros civis.

Na segunda-feira, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan anunciou o lançamento em breve de uma nova operação militar no norte da Síria para garantir ao seu país "uma zona de segurança" de cerca de 30 km ao longo de sua fronteira.

rba/pz/bl/zm/aa