Alemanha eleva nível de alerta sobre gás após redução do fornecimento russo
A Alemanha elevou o nível de alerta nesta quinta-feira para continuar garantindo o fornecimento de gás, um mecanismo que coloca o país perto de medidas de racionamento depois que a Rússia reduziu em 60% as entregas pelo gasoduto Nord Stream.
"Estamos em uma crise de gás, que virou um recurso raro", declarou o ministro da Economia, Robert Habeck.
Este nível de alerta dá ao governo a possibilidade de "apoiar" o mercado diante dos preços elevados.
A terceira e última etapa do plano é o "nível de urgência" e permite ao Estado organizar um racionamento, com o objetivo de distribuir o gás entre particulares, prédios públicos e empresas.
Na semana passada, o fornecimento de gás para a Alemanha pelo gasoduto Nord Stream registrou queda de 60%. O grupo russo Gazprom alegou um problema técnico.
Mas para o governo alemão esta foi uma "decisão política", em um momento de tensão entre a Rússia e os países ocidentais pela guerra na Ucrânia, que começou no fim de fevereiro e provocou importantes sanções internacionais contra Moscou.
No momento, as reservas da Alemanha estão em 58%, um nível superior ao dos últimos anos. Mas se o fornecimento via Nord Stream continuar "em um nível baixo", o nível de reserva de 90% recomendado pela lei alemã para enfrentar o inverno não será alcançado, segundo o ministério.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.