PUBLICIDADE
Topo

Conteúdo publicado há
1 mês

Chanceler diz que Alemanha terá o maior exército convencional da Europa

28/06/2022 13h52

Berlim, 28 Jun 2022 (AFP) - A Alemanha está constituindo o maior exército convencional da Europa dentro da Otan, declarou nesta terça-feira (28) o chanceler Olaf Scholz, referindo-se aos grandes investimentos realizados após a invasão russa da Ucrânia.

O país oferece atualmente "a maior contribuição" à Aliança Atlântica junto com os Estados Unidos, declarou o chefe de governo em entrevista à televisão pública ARD após a cúpula do G7.

A Alemanha "está constituindo o maior exército convencional da Europa no âmbito da Otan, e isso é importante para a capacidade de defesa da Otan em seu conjunto", acrescentou.

Após a invasão russa em 24 de fevereiro, o governo alemão anunciou um fundo único de 100 bilhões de euros (US$ 105,3 bilhões) para modernizar seu exército, o Bundeswehr.

"Vamos gastar uma média de 70 a 80 bilhões de euros por ano em defesa", disse Scholz. "E a Alemanha será então o país que mais investe nesta área", assegurou.

Para a maior economia da Europa, trata-se de garantir a defesa do seu território e cumprir os seus compromissos com a Aliança Atlântica, atingindo o objetivo de dedicar 2% do PIB nacional à defesa.

O investimento de 100 bilhões de euros para o exército representa uma reviravolta significativa para a Alemanha, que nos últimos anos tem demorado a cumprir os compromissos da Otan nesta área, provocando a ira dos Estados Unidos.

Desde o fim da Guerra Fria, a Alemanha reduziu drasticamente o tamanho de seu exército, passando de cerca de 500.000 soldados na época da reunificação em 1990 para apenas 200.000 hoje.

bur-ilp/pc/mb/mr