Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeito de Kiev pede mais armas em cúpula da Otan

28/06/2022 16h08

Madri, 28 Jun 2022 (AFP) - O prefeito de Kiev e ex-campeão mundial de boxe dos pesos-pesados, Vitali Klitschko, presente em Madri para a cúpula da Otan, pediu aos aliados que "acelerem" a entrega de armas para a Ucrânia fazer frente à Rússia.

"Esperamos" da cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que permita "acelerar" as entregas de armas, declarou Klitschko aos jornalistas.

"Precisamos de sistemas antimísseis. Vemos que, a cada dia, os foguetes russos destroem nossas cidades, matam civis, destroem a infraestrutura", explicou o ex-pugilista, ao lado de seu irmão gêmeo, Volodymyr, que também é um ex-boxeador campeão do mundo.

"O apoio à Ucrânia é fundamental para que a paz volte à Europa", frisou o prefeito de Kiev.

"Temos que isolar a Rússia", acrescentou seu irmão, ao condenar o ataque da véspera contra um centro comercial em Kremenchuk, cidade situada a 330 quilômetros de Kiev, que deixou 18 mortos e cerca de 40 desaparecidos.

Mais de 40 chefes de Estado e de governo participam da cúpula da Otan em Madri, na qual será anunciado um reforço no flanco leste da aliança militar diante da ameaça russa.

Por sua vez, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, fará sua participação na cúpula nesta quarta-feira, através de videoconferência.

vab/mg/al/rs/mb/rpr/mvv