PUBLICIDADE
Topo

Conteúdo publicado há
1 mês

Talibãs reúnem grande conselho que deve avaliar seu trabalho no Afeganistão

28/06/2022 11h59

Cabul, 28 Jun 2022 (AFP) - Líderes religiosos e pessoas "influentes" procedentes de todas as regiões do Afeganistão foram convocados em Cabul para participar durante três dias de um grande conselho que deve supostamente avaliar a ação do governo, informou uma autoridade talibã.

As autoridades forneceram muito poucos detalhes sobre esta reunião aberta apenas aos homens e que acontecerá a partir de quarta-feira, uma semana depois que o sudeste do país foi afetado por um terremoto que causou mais de 1.000 mortos.

Uma fonte do Talibã afirmou à AFP que os participantes seriam autorizados a criticar o poder atual e falar de questões espinhosas, como a educação das mulheres.

"A reunião vai pedir a opinião de estudiosos sobre os resultados do Emirado Islâmico", nome do regime talibã, disse a fonte.

"Os participantes terão o direito de destacar tudo o que afeta a imagem (do Emirado). Eles terão até o direito de reclamar", acrescentou esta fonte.

A reunião já é descrita como uma "jirga", uma assembleia tradicional de anciãos em que as diferenças normalmente devem ser resolvidas por consenso.

Desde seu retorno ao poder em meados de agosto, o Afeganistão mergulhou em uma profunda crise econômica e humanitária, já que a comunidade internacional suspendeu sua ajuda financeira, o que permitiu que o país sobrevivesse por décadas.

O Talibã reimpôs uma interpretação muito rigorosa do Islã, que já marcou seu primeiro período no poder, entre 1996 e 2001, restringindo quase completamente os direitos das mulheres.

ash-fox/cyb/jhd/me/mb/aa