Topo

Zoológico de Roma oferece 'picolé' aos animais para suportar a onda de calor

28/06/2022 15h13

Roma, 28 Jun 2022 (AFP) - Os moradores do zoológico de Roma puderam desfrutar nesta terça-feira (28) de "picolés" de carne, frutas e cereais para enfrentar a onda de calor que afeta a capital italiana.

A equipe do zoológico, localizado perto da famosa Villa Borghese, um dos parques mais bonitos da cidade, parece ter encontrado a fórmula certa para os 39ºC registrados nesta terça-feira na Cidade Eterna.

Perto da entrada do parque, um grupo de macacos-japoneses se lança sobre os gelatos de frutas frescas (ameixa, banana, melão) e cereais, que os funcionários jogam diretamente na piscina, diante do olhar divertido dos visitantes.

Um pouco mais adiante, Samantha e Boomer, a dupla de leões-marinhos do parque, saboreiam deliciosos cubos de gelo à base de peixe, enquanto os felinos saboreiam sorvetes muito originais, à base de carne e sangue.

Mas não é só a comida que mantém os animais frescos. Sofia, um elefante asiático, recebe banhos frios e tem uma grande banheira. Também usa técnicas próprias: se jogar na lama e borrifar areia e terra com a trompa.

Apesar dessas medidas, Yitzhak Yadid, diretor do zoológico, não esconde sua preocupação.

"O calor chegou mais cedo e estou um pouco preocupado com nossos animais, não é fácil para eles, espero que não dure todo o verão, porque essas temperaturas recordes não são fáceis de suportar", disse à AFP.

No entanto, ele garante que os animais vivem em boas condições, "todos supervisionados por nossa equipe 24 horas por dia".

Ele explica ainda que sombra e muita água são essenciais para a saúde dos animais durante a onda de calor.

Segundo as previsões meteorológicas, as temperaturas permanecerão altas em Roma nas próximas semanas, o que torna ainda mais imprescindível a distribuição de alimentos gelados.

lvm/pc/mb/aa