Topo

Esse conteúdo é antigo

Oposição venezuelana conversa com delegação dos EUA sobre restabelecer diálogo com Maduro

29/06/2022 06h02

Caracas, 29 Jun 2022 (AFP) - A principal aliança de partidos políticos de oposição na Venezuela se reuniu na terça-feira (28) com a delegação dos Estados Unidos que visita o país para discutir o restabelecimento do diálogo com o governo de Nicolás Maduro, informou a denominada Plataforma Unitária.

"Por ocasião da visita da delegação americana, nos reunimos hoje para coordenar esforços para restabelecer o processo de negociação com o governo de Maduro", afirmou a coalizão em comunicado.

O bloco de oposição reiterou que está "pronto" para "retomar imediatamente um processo sério de negociação".

O diálogo político está suspenso há mais de oito meses por decisão do governo Maduro, em represália à extradição para os Estados Unidos por Cabo Verde de Alex Saab, colaborador próximo do chefe de Estado venezuelano, acusado de lavagem de dinheiro e de atuar como testa de ferro do presidente chavista.

Até meio-dia de terça-feira, a oposição não tinha informações sobre possíveis encontros com a delegação dos Estados Unidos.

"Eles têm uma agenda própria, que desconhecemos", afirmou durante o dia o coordenador do bloco, Omar Barboza, em uma entrevista durante a qual reiterou o plano de convocar eleições primárias para definir um candidato que enfrente o chavismo nas eleições presidenciais de 2024.

O líder opositor Juan Guaidó não descarta ser um dos candidatos nas primárias, segundo fontes, embora Barboza tenha manifestado hoje que a plataforma unitária não tem como clara a decisão de Guaidó: "Ele não anunciou isso, isso tem que ser decidido por ele, se irá participar", disse à AFP.

A delegação do governo dos Estados Unidos chegou na segunda-feira para dar prosseguimento às conversas iniciadas em março, anunciou Maduro, sem dar detalhes sobre os funcionários que a compõem ou os temas da agenda, embora tenha lembrado que a Venezuela "está no mercado de petróleo".

mbj/pgf/rsr/lb