Topo

Esse conteúdo é antigo

UE insta Grécia a cessar 'expulsões ilegais' de migrantes

30/06/2022 16h26

Bruxelas, 30 Jun 2022 (AFP) - A comissária europeia para os Assuntos Internos, Ylva Johansson, instou a Grécia a encerrar as "expulsões violentas e ilegais" de migrantes, num tuíte publicado nesta quinta-feira, após se reunir por videoconferência com três ministros gregos.

Uma investigação da Lighthouse Reports e de vários jornais europeus foi publicada na terça-feira com base nos depoimentos de seis imigrantes que alegaram ter sido contratados à força pela polícia grega para expulsar outros imigrantes para a Turquia em operações secretas e violentas na fronteira de Evros.

Johansson indicou no Twitter que conversou com ministros de Estado gregos, representantes da Proteção Civil e da Marinha Mercante sobre gestão de fronteiras, migração e direitos fundamentais.

"Proteger a fronteira externa da União Europeia (UE) de entradas ilegais é uma obrigação", afirmou, destacando no entanto que "as expulsões violentas e ilegais de migrantes devem parar imediatamente".

O "financiamento europeu" na área da migração e gestão de fronteiras "está ligado à correta aplicação dos direitos fundamentais da UE", alertou.

As autoridades gregas geralmente negam as acusações feitas pela mídia e ONGs sobre expulsões ilegais de migrantes.

Na segunda-feira, o ministro grego da Migração, Notis Mitarachi, defendeu a gestão das fronteiras do seu governo e afirmou que é feita "com pleno respeito aos direitos fundamentais".

alm/fmi/mr/jvb/mb/jc