Topo

Esse conteúdo é antigo

Cargueiro russo com petróleo iraniano apreendido é transferido para porto grego de Pireu

02/07/2022 09h08

Atenas, 2 Jul 2022 (AFP) - Um navio russo carregado com petróleo iraniano, que havia sido apreendido na Grécia em meados de abril a pedido dos Estados Unidos, está indo para o porto de Pireu, perto de Atenas, informaram as autoridades marítimas gregas à AFP.

O petroleiro, que estava em Karystos, um porto no sul da ilha grega de Eubeia, partiu por volta das 7h00 (1h00 de Brasília) em direção ao Pireu, segundo o Marine Traffic, um site especializado em tráfego marítimo.

Em 19 de abril, as autoridades gregas imobilizaram na costa de Eubeia o petroleiro russo "Pegas", renomeado alguns dias depois como "Lana", de acordo com as sanções europeias impostas como resultado da guerra na Ucrânia.

Segundo informações da época, o navio transportava 115.000 toneladas de petróleo iraniano.

As autoridades gregas anunciaram mais tarde que o navio e sua tripulação seriam liberados.

O petróleo, no entanto, foi apreendido, a pedido da justiça americana, e iniciou-se um processo de transferência do petróleo bruto para um navio fretado por Washington.

Os Estados Unidos impõem sanções econômicas ao Irã que afetam suas exportações de petróleo.

O ministério das Relações Exteriores do Irã exigiu que o governo grego, por meio da Organização Marítima Internacional (OMI), liberasse o navio e acusou os Estados Unidos de terem transferido a carga.

Em retaliação, Teerã apreendeu dois cargueiros gregos.

Segundo a agência grega Athens News, o petróleo transferido pode chegar a 60.000 toneladas.

kan/es/pc/mr

PEGAS NONWOVENS