PUBLICIDADE
Topo

Conteúdo publicado há
1 mês

Legislador de Hong Kong testa positivo para a covid após foto com Xi Jinping

03/07/2022 09h38

Hong Kong, 3 Jul 2022 (AFP) - Um parlamentar de Hong Kong que posou para uma foto em grupo com o presidente chinês Xi Jinping durante sua visita à ilha nesta semana informou neste domingo que testou positivo para a covid-19.

Steven Ho, membro de 42 anos do principal partido pró-Pequim de Hong Kong, foi uma das cerca de 100 autoridades que tiveram contato próximo com Xi para uma foto de grupo na quinta-feira.

Na foto, Ho ficou duas fileiras atrás de Xi.

Ho é o segundo membro do partido DAB a testar positivo para a covid-19 durante a visita de Xi a Hong Kong por ocasião do 25º aniversário do retorno da ex-colônia britânica à soberania chinesa.

A China é a última grande economia a manter uma estratégia sanitária rigorosa, baseada na quarentena de pessoas positivas, confinamentos seletivos e testes obrigatórios de PCR.

Xi não deixa a China há quase 900 dias e as fronteiras do país estão em grande parte fechadas para a maioria dos estrangeiros.

As autoridades impuseram regras rígidas para garantir que tanto o coronavírus quanto a oposição política não estivessem na órbita de Xi durante sua viagem a Hong Kong.

Centenas de funcionários do governo, legisladores e outros convidados foram forçados a passar por um sistema de "circuito fechado" contra o vírus, que incluiu limitar seus contatos sociais, fazer testes diários e ficar em quarentena em um hotel nos dias anteriores à visita.

su/jfx/jta/meb/zm/mr