PUBLICIDADE
Topo

Conteúdo publicado há
1 mês

Vídeo de homem negro morto a tiros pela polícia gera protestos nos EUA

03/07/2022 21h23

Washington, 4 Jul 2022 (AFP) - A divulgação de um vídeo que mostra a morte de um homem negro vítima de disparos da polícia gerou protestos neste domingo em Akron, no estado americano de Ohio.

O prefeito e a polícia daquela cidade fizeram um pedido de calma, depois que a gravação da câmera corporal de um dos agentes foi divulgada.

Jayland Walker, 25, teria levado 60 tiros, segundo seu advogado. Ele foi morto na última segunda-feira, quando fugia da polícia após uma tentativa de prisão seguida de perseguição em veículo e a pé.

O vídeo, extremamente violento, foi divulgado pela polícia neste domingo e mostra o homem sob fogo policial. Centenas de pessoas saíram em passeata hoje até a prefeitura de Akron, no quarto dia de manifestações, que se tornaram tensas hoje, quando alguns manifestantes se aproximaram do cordão policial.

Após revelar poucos dados sobre o tiroteio, autoridades de Akron divulgaram hoje dois vídeos: um deles era uma compilação da câmera corporal, fotogramas e áudio, e o segundo, a gravação completa.

A voz no vídeo explica que Walker não parou. A polícia indica que um disparo foi feito de dentro do veículo.

O comandante Steve Mylett informou que um relatório da perícia dá conta de 60 ferimentos no corpo de Walker, o que coincide com a versão de seu advogado. Os policiais envolvidos nos fatos foram suspensos, enquanto aguardam a investigação judicial

cjc/vgr/cjc/mr/lb