Topo

Esse conteúdo é antigo

Assassinato em evento político na Suécia foi motivado contra psiquiatria do país

07/07/2022 14h21

Estocolmo, 7 Jul 2022 (AFP) - O suspeito de assassinar uma psiquiatra durante um evento político na Suécia na quarta-feira (6), em plena luz do dia, pretendia atacar a psiquiatria do país, anunciaram as autoridades.

"Acreditamos que a mulher morta era o alvo do agressor", indicou a promotora Petra Götell, em uma coletiva de imprensa.

A vítima Ing Marie Wieselgren, psiquiatra de 64 anos, "tornou-se o rosto da psiquiatria na Suécia, por ocupar uma posição eminente por muitos anos", enfatizou.

Na cidade turística de Visby, ilha de Gotlândia, a vítima foi apunhalada pouco antes das 14h locais (12h GMT) de quarta.

Após confessar o assassinato, o homem de 32 anos explicou que o gesto "foi devido o seu descontentamento com a psiquiatria sueca", afirmou a promotora encarregada pelo caso.

O suspeito executou o crime sob efeito de entorpecentes, segundo a promotora, e sofria distúrbios psiquiátricos.

As autoridades solicitaram a prisão preventiva.

Em Almedalen, esta semana, é celebrada uma reunião com as mais altas personalidades políticas suecas.

Segundo a promotora, é evidente a atuação solo do suspeito e não existe nenhum vínculo aparente entre o assassino e o grupo neonazista NMR, o qual, segundo os meios de comunicação suecos, estava em contato no passado.

Os relatórios da polícia concluíram problemas de saúde mental no suspeito e a influência de drogas durante o ato, acrescentou.

jll/str/map/mab/jvb/ms