Topo

Esse conteúdo é antigo

Mais de 160 migrantes são resgatados no Canal da Mancha rumo ao Reino Unido

07/07/2022 07h36

Lille, França, 7 Jul 2022 (AFP) - As autoridades marítimas francesas anunciaram, nesta quinta-feira (7), que socorreram entre terça e quarta uma série de embarcações que tentavam atravessar clandestinamente o Canal da Mancha, rumo ao Reino Unido, resgatando 166 migrantes no total.

Na noite de terça, 144 migrantes foram resgatados no Estreito de Calais por quatro navios franceses. O grupo foi transferido na manhã de ontem para o porto de Boulogne-sur-Mer (norte), informou a prefeitura marítima do Canal, em um comunicado.

Ontem à tarde, uma nova embarcação com 22 pessoas a bordo foi socorrida por uma patrulha da alfândega francesa. Um dos migrantes foi retirado de helicóptero.

Esta série de resgates coincide com o anúncio da Europol do desmantelamento de uma importante rede de traficantes de pessoas implantada em vários países europeus.

A operação permitiu prender 39 pessoas na Europa e desarticular um dispositivo liderado por curdos iraquianos.

Segundo os investigadores, eles são suspeitos de terem orquestrado a travessia do Canal da Mancha de até 10.000 migrantes no último ano e meio.

Em 2021, o uso de pequenas embarcações se tornou o principal meio de transporte das redes de tráfico de migrantes da União Europeia para o Reino Unido, ultrapassando os caminhões, informou a Eurojust na quarta-feira.

cnp/bow/dlm/es/zm/tt