Topo

Esse conteúdo é antigo

Após matar primeiro-ministro do Japão por 'seita', suspeito fará teste psiquiátrico

Segurança imobiliza homem que disparou tiros contra o ex-premiê japonês Shinzo Abe - Yomiuri Shimbun/via REUTERS
Segurança imobiliza homem que disparou tiros contra o ex-premiê japonês Shinzo Abe Imagem: Yomiuri Shimbun/via REUTERS

23/07/2022 08h54

O homem acusado de assassinar o ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe com uma arma de fogo em 8 de julho será submetido a um exame psiquiátrico para determinar sua responsabilidade criminal, informou a imprensa japonesa neste sábado (23).

O suspeito, Tetsuya Yamagami, de 41 anos, foi preso logo após atirar em Shinzo Abe duas vezes com uma arma que fabricou, em um comício eleitoral pré-Senado em Nara, oeste do Japão.

Na sexta-feira, o tribunal distrital de Nara aprovou um pedido dos promotores para que Yamagami se submeta a um exame psiquiátrico, informaram o jornal Asahi Shimbun e outros veículos de comunicação locais neste sábado, citando fontes próximas à investigação.

O interrogatório do suspeito será interrompido durante este período, segundo a imprensa. No Japão, um suspeito pode ser mantido sob custódia policial e interrogado por até 23 dias sem ser formalmente acusado.

Segundo a mídia, o exame psiquiátrico permitirá que os promotores determinem se o suposto assassino é ou não responsável criminalmente por suas ações, antes de decidir se o acusam.

Não foi possível entrar em contato com a promotoria ou o tribunal neste sábado para confirmar essas informações da imprensa.

Segundo a polícia, Yamagami disse que atirou em Abe porque acreditava que o ex-chefe de governo estava ligado à Igreja da Unificação, um movimento religioso de origem sul-coreana também conhecido como "seita Moon".

A mãe de Yamagami teria feito grandes doações para esse movimento religioso e seu filho atribui a isso as dificuldades financeiras da família. De acordo com a Igreja da Unificação, Abe "nunca" foi um de seus membros ou conselheiros.