Topo

Esse conteúdo é antigo

Ucrânia acusa Rússia de ataque com mísseis ao porto de Odessa, chave para acordo de grãos

23/07/2022 08h28

A Ucrânia disse neste sábado (23) que a Rússia lançou mísseis no porto de Odessa, um importante terminal do Mar Negro, um dia depois de Moscou e Kiev selarem um acordo para retomar as exportações de grãos bloqueadas pela guerra. 

"O inimigo atacou o porto de Odessa com mísseis de cruzeiro Kalibr. Dois dos projéteis foram derrubados pelas forças de defesa aérea. Dois atingiram a infraestrutura do porto", disse Sergii Brachuk, porta-voz da administração regional de Odessa, em nota nas redes sociais. 

O ataque ocorreu um dia depois de ambas as partes assinarem um acordo com a ONU e a Turquia, em Istambul, para permitir a exportação de cereais que estão bloqueados nos portos ucranianos, os quais estima-se serem de entre 20 e 25 milhões de toneladas. 

"A Federação Russa demorou menos de 24 horas para questionar, com os ataques com mísseis ao território do porto de Odessa, os acordos e as promessas que fez à ONU e à Turquia no documento assinado ontem em Istambul", afirmou o porta-voz para o Ministério das Relações Exteriores, Oleg Nikolenko. 

Ao disparar mísseis no porto, o presidente russo, Vladimir Putin, "cuspiu na cara do secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, e do presidente turco, Recep (Tayyip) Erdogan, que fizeram enormes esforços para chegar a esse acordo", disse Nikolenko.

A Rússia terá "total responsabilidade" se o acordo falhar e por "aprofundar a crise global de alimentos", acrescentou o porta-voz. 

Este acordo deve trazer alívio aos países dependentes dos mercados russo e ucraniano, que respondem por 30% do comércio mundial de trigo.

bur-jbr/mis/rsc/aa

© Agence France-Presse