Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ucrânia condena militar russo que disparou de blindado a 10 anos de prisão

Kulikov foi condenado por atirar de dentro de um veículo blindado contra um prédio residencial Imagem: Reprodução/Telegram/Pravda Gerashchensko

08/08/2022 11h29

Um tribunal ucraniano condenou um sargento russo a 10 anos de prisão por disparar de um blindado contra um edifício residencial, informaram nesta segunda-feira (8) os serviços de segurança ucranianos (SBU).

O sargento Mikhail Kulikov, detido no início da invasão russa da Ucrânia em 24 de fevereiro, foi declarado culpado de "violar as leis e práticas de guerra" por um tribunal de Chernihiv, no norte do país.

Segundo o SBU, concluiu-se que o militar "cruzou a fronteira com a Ucrânia a partir de Belarus em 24 de fevereiro" e em seguida, avançou sobre esta capital regional muito afetada pelos combates e "bombardeou localidades".

"Em 26 de fevereiro, sob a ordem de seu comandante, ele disparou contra um edifício residencial de 11 andares com civis. Vários andares foram destruídos", afirmou o SBU, acrescentando que o blindado foi interceptado e Kulikov detido em seguida.

Em maio, a Justiça ucraniana condenou à prisão perpétua o suboficial russo Vadim Shishimarin, de 21 anos, pelo assassinato de um civil. A sentença foi reduzida em apelação a 15 anos de prisão. Ele foi o primeiro militar russo a ser julgado por cime de guerra desde o início da invasão.

Além disso, dois soldados acusados de ter bombardeado habitantes de Kharhiv no primeiro dia de guerra foram condenados a 11 anos de prisão. Outros casos estão sendo julgados.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ucrânia condena militar russo que disparou de blindado a 10 anos de prisão - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Guerra da Rússia-Ucrânia