Topo

Acusado de importunação sexual, treinador britânico Toni Minichiello é banido do atletismo

09/08/2022 11h43

Toni Minichiello, um dos principais treinadores do atletismo britânico, foi banido para sempre do esporte após uma investigação revelar que ele teve conduta sexualmente inapropriada com vários atletas, anunciou nesta terça-feira a UK Athletics.

Minichiello, de 56 anos, que levou Jessica Ennis-Hill ao ouro olímpico nos Jogos de Londres 2012, foi acusado de ter feito referências e gestos sexuais impróprios e ter mantido "um comportamento inapropriado, algumas vezes agressivo, intimidação e violência emocional".

"As conclusões mostram abuso de confiança flagrante por parte de Minichiello durante 15 anos, que teve graves consequências sobre a saúde mental e o bem-estar das atletas", declarou a UK Athletics.

A emissão de uma licença para um treinador é essencialmente uma prova, em nome da federação, de que o treinador pode ser confiável para treinar atletas.

A licença de Minichiello expirou durante o processo disciplinar, o que significa ele não pode ser suspenso nem receber nenhuma punição.

Nesse cenário, a UK Athletics decidiu que "não acolherá qualquer solicitação futura do Sr. Minichiello para uma licença de treinador de forma perpétua".

ad/rsc/dam/cb

© Agence France-Presse