Topo

Aquecimento global, mesmo que modesto, ameaça florestas do Hemisfério Norte

11/08/2022 10h36

Uma mudança, mesmo que moderada, na temperatura e precipitação pode prejudicar as florestas do Hemisfério Norte, a rica biodiversidade que abrigam e sua capacidade de armazenar carbono, de acordo com um estudo publicado na revista Nature.

As florestas boreais, que cobrem grandes áreas da Rússia, Alasca e Canadá, são importantes sumidouros de carbono, mas estão ameaçadas por incêndios cada vez mais frequentes e espécies invasoras favorecidas pelo aquecimento global.

Para descobrir como temperaturas mais altas e menos chuva podem afetar as espécies mais comuns nessas florestas, os pesquisadores realizaram um experimento de cinco anos, cujos resultados foram publicados na revista científica Nature na quarta-feira. 

De 2012 a 2016, eles cultivaram 4.600 espécimes de nove espécies de árvores, incluindo abetos e pinheiros, no nordeste de Minnesota, nos Estados Unidos.]

Usando cabos subterrâneos e lâmpadas infravermelhas, esses brotos jovens foram aquecidos a duas temperaturas diferentes, 1,6°C acima da temperatura ambiente e 3,1°C acima. 

Lonas foram posicionadas em metade dos locais para reter a água da chuva e imitar as mudanças na precipitação que as mudanças climáticas devem causar. 

Mesmo a 1,6°C, o crescimento das árvores foi prejudicado pelo aumento da mortalidade e redução do desenvolvimento. 

O aquecimento, sozinho ou combinado com menos chuva, aumentou a mortalidade de árvores jovens entre as nove variedades estudadas. 

O Acordo de Paris de 2015 planeja limitar o aquecimento global a bem menos de 2°C em comparação com o período pré-industrial, ou mesmo 1,5°C, mas os compromissos atuais dos governos levam a um aquecimento de 2,7°C ao longo do século. 

Estudos anteriores mostraram que as mudanças climáticas podem ter efeitos positivos e negativos nas florestas boreais, como uma estação de crescimento mais longa no extremo norte.

O crescimento de bordos e carvalhos, raros hoje em florestas boreais, foi assim acelerado a 1,6°C, enquanto as coníferas se saíram menos bem. 

O aumento dos níveis de CO2 na atmosfera pode ter "efeitos positivos modestos" em algumas espécies, disse à AFP o principal autor do estudo, Peter Reich, mas as plantas podem ficar saturadas com CO2 e mais incêndios estão levando a sua liberação na atmosfera, alertou.

pg/jj/laf/ico/npk/mr

© Agence France-Presse