Topo

Bombeiros combatem grande incêndio alimentado pelo vento no sudeste da Espanha

15/08/2022 10h56

Os bombeiros trabalharam nesta segunda-feira (15) em meio a fortes ventos para controlar um grande incêndio na província de Alicante, sudeste da Espanha, enquanto outro havia sido estabilizado em Aragão, ao norte do país.

Ambos os incêndios ocorreram no sábado (13). O de Aragão precisou mobilizar 350 bombeiros, queimou 6.000 hectares e forçou 1.500 pessoas a deixarem suas casas.

As equipes conseguiram estabilizá-lo e evitar que o fogo alcançasse o parque natural de Moncayo, a montanha que ocupa a área cerca de 80 quilômetros a oeste da cidade de Saragoça. Segundo as autoridades locais, a situação estava "evoluindo favoravelmente" nesta segunda-feira.

Mais ao sul, na província de Alicante, centenas de bombeiros apoiados por 25 aviões-cisterna e helicópteros tentavam apagar as chamas no Vall de Ebo, a 50 quilômetros ao norte da cidade turística de Benidorm.

Segundo a administração regional, além do fogo ter destruído mais de 6.500 hectares por completo e deixado 1.200 pessoas deslocadas, o trabalho dos bombeiros está sendo dificultado pelos fortes ventos nesta zona montanhosa.

Só neste ano a Espanha sofreu 390 incêndios alimentados por temperaturas muito altas, muitas vezes superiores a 40ºC, além de secas persistentes.

O Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS) disse que os incêndios queimaram mais de 245 mil hectares na Espanha esse ano, sendo o país mais afetado da Europa.

hmw/bp/avl/eg/ms/jc

© Agence France-Presse