Topo

Bilionário Jim Ratcliffe está interessado em comprar o Manchester United

17/08/2022 21h19

O bilionário britânico Jim Ratcliffe é "certamente um comprador em potencial" do Manchester United se o clube inglês for colocado à venda, disse um porta-voz do proprietário do grupo de energia Ineos nesta quarta-feira. 

A Ineos responde assim às informações segundo as quais os atuais proprietários do United, a família norte-americana Glazer, estudam vender uma parte minoritária do capital do clube que ao fim de duas rodadas ocupa o último lugar da Premier League. 

O porta-voz da Ineos disse ao jornal The Times que Ratcliffe, considerado o homem mais rico do Reino Unido, está disposto a comprar uma parte minoritária "se isso for possível", a fim de se preparar "a longo prazo" para a aquisição total do clube inglês.

A família Glazer assumiu o controle do clube em 2005, mas desde então vem sendo criticada com frequência, acusada por torcedores de tirar vantagem do clube em vez de investir o dinheiro em jogadores ou reformar Old Trafford. 

Os Glazers apoiaram a tentativa fracassada de criar uma Superliga Europeia fechada. 

O United não conquista o título da Premier League desde 2013 e não ergue um troféu importante desde 2017.

Ratcliffe, torcedor declarado do Manchester United, não conseguiu comprar o Chelsea em maio, derrotado pelo projeto liderado pelo empresário americano Todd Boehly. 

A Ineos já é proprietária de dois clubes europeus, o Nice da Ligue 1 francesa e o suíço Lausanne, além da equipe de ciclismo em que pedalam o colombiano Egan Bernal e o equatoriano Richard Carapaz, e também é uma das patrocinadoras da equipe Mercedes na Fórmula 1.

jdg/dj/mw/dlo/mcd/aam

© Agence France-Presse